35ª Feira do Livro de Brasília é lançada na Biblioteca Nacional

postado em: Notícias | 0

Fotos de Luiz Ávila


A Feira do Livro de Brasília (Felib) foi lançada na manhã dessa terça (12/3) no auditório da Biblioteca Nacional. Diversas autoridades participaram da solenidade, entre elas o secretário especial da cultura do MDH Henrique Medeiros Pires, o secretário de infraestrutura e difusão cultural do MDH Paulo Nakamura, o secretário adjunto da cultura do DF Cristiano Vasconcelos da Silva, o deputado distrital Leandro Grass e o prefeito de Alexânia Allysson Lima.

O secretário Henrique Pires falou sobre a importância da leitura na formação de cidadãos e ressaltou o valor de realizar a Felib no coração do Distrito Federal: a 35ª edição será feita no Complexo Cultura da República, onde estão o Museu da República e a Biblioteca Nacional, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto, por onde transitam quase 800mil pessoas por dia.

Uma das metas da Felib deste ano é aumentar a colaboração e o fomento cultural entre o Distrito Federal e o entorno, agora denominado RIDE – Região de Integração e Desenvolvimento Econômico. O prefeito Allyson Lima se mostrou empolgado com a preocupação da Feira: “nossos cidadãos (de Alexânia) muitas vezes passam o dia em Brasília, mas voltam a noite e passam os fins de semana na cidade, então, é muito importante que eles se sintam prestigiados, ao mesmo tempo que enriquecem sua própria cultura”.

A homenageada deste ano é Maria da Conceição Moreira Salles (in memoriam), e sua prima Adriana Tostes esteve presente para representa-la. Tostes é coordenadora de gestão socioambiental do TJDFT e lembrou a importância de Maria da Conceição para bibliotecas de todo o Brasil: “ela (Maria da Conceição) implantou projetos para aproximar jovens e idosos da literatura e da biblioteca. Muita gente entrou para o mundo da literatura através dela”. Junto à Maria da Conceição, a Felib quer celebrar a biblioteca como “Espaço do Prazer e do Aprender”.

Feed

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.