Artigo: Mulher tem dia todo dia

postado em: Notícias | 0
Por Laézia Bezerra

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente no dia 8 de março. A data marcada pela Organização das Nações Unidas é celebrada pelas conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo de todos esses anos. Mas devemos comemorar a mulher todos os dias, considerando o importante papel da mulher na sociedade. Foram muitos, os acontecimentos que motivaram a criação de uma data especial para as mulheres. 

Um deles foi o incêndio numa fábrica de camisas em Nova York, ocorrido em 25 de março de 1911, que mataria 146 pessoas, dessas quais 129 eram mulheres. O número de vítimas se explica pelas péssimas condições de trabalho e porque uma porta estava fechada para impedir a fuga das trabalhadoras.

No entanto, o dia 8 de março teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial (1917). A manifestação, que contou com mais de 90 mil russas, ficou conhecida como “Pão e Paz”, sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher no 8 de março, data que somente foi oficializada em 1921.
Mas podemos aproveitar esta data importante data, o Dia Internacional da Mulher como uma oportunidade para destacarmos algumas coisas que nos levam uma reflexão sobre o papel da mulher no mundo e principalmente na sociedade. Mas podemos principalmente encontrar nessa data, razões e  necessidade de transformar o discurso em ação. Não basta mais falar, tem que haver ações efetivas que defenda a mulher. A violência contra a mulher que aumenta cada vez mais, é real e atinge todas as classes sociais de nosso país. Precisamos dar um basta na violência contra a mulher, para que ela se sinta segura e com seus direitos garantidos todos os dias.
Feed

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.