Artigo: O poder da mulher

postado em: Notícias | 0
Por Ana Isabel Abreu

A mulher moderna tem as cicatrizes das lutas por direitos civis, políticos e sociais que perduraram por séculos. As conquistas femininas são incontáveis, mas a evolução da sociedade faz com que as mudanças com relação à igualdade de gênero tornem-se necessárias ainda hoje.

O poder da mulher está em contribuir para as mudanças coletivas e do seu grupo social. Uma sociedade evoluída luta contra as discriminações, a violência contra a mulher e permite que todos tenham direitos sociais, trabalhistas e políticos.

Conquistar espaço feminino é um processo que começa dentro cada uma. A mulher molda a sua existência conforme os passos que dá, quando exige maior comprometimento dos governos com a causa feminina e quando tem a consciência de que pode ser livre e é instrumento de transformação social.

Conquistas femininas

O Direito ao voto, a mulher só conseguiu a partir da Constituição Federal de 1932. Atualmente, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a participação feminina é de quase 53% do total de eleitores do Brasil. Essa conquista foi a base para muitos outros avanços.

Outro progresso foi a criação do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), que é subordinado ao Ministério da Justiça e tem o objetivo de eliminar a discriminação e aumentar a participação feminina nas atividades políticas, econômicas e culturais. Além disso, o movimento feminista ajudou a criar ações voltadas ao mundo feminino. A Secretaria Especial de Política para Mulheres tem um papel importante nesse sentido, assim como as delegacias especializadas para atendimento às mulheres. 

Ainda há muito a ser mudado na legislação brasileira a favor das mulheres! A mulher tem o poder de contribuir para um mundo mais bonito, mais isonômico e mais justo!

Feed

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.