CNI firma compromisso com trabalhadores na luta contra acidentes de trabalho no setor de bebida

postado em: Notícias | 0
CNI firma compromisso com trabalhadores na luta contra 
acidentes de trabalho no setor de bebidas

Iniciativa irá beneficiar cerca de 144 mil trabalhadores em todo o Brasil. Categoria afirma que lucros durante a Copa não serão obtidos à custa da saúde dos profissionais do setor


Por Clarice Gulyas

Dando continuidade à Campanha Nacional em Combate aos Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais no Setor de Bebidas em Geral, a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins (CNTA Afins) se reuniu com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta (27/03) para discutir soluções ao crescente número de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no setor. Participaram ainda da discussão representantes da Regional Latinoamericana da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (Rel-UITA) e da Federação Argentina de Trabalhadores Cervejeiros e Afins (FATCA). Indústrias e trabalhadores voltam a se reunir em 30 dias. O Brasil possui atualmente 144 mil trabalhadores no setor de bebidas, sendo São Paulo o principal Estado em número de trabalhadores, com 33 mil; seguido por Rio de Janeiro (15 mil) e Pernambuco (11 mil).
O presidente da CNTA Afins, Artur Bueno de Camargo, comemora a abertura de diálogo com a indústria e diz que o alto índice de doenças e acidentes de trabalho no setor de bebidas, sobretudo, na fabricação de refrigerantes e cervejas, é inaceitável. O objetivo da reunião, que contou com a presença de cerca de 10 representantes de entidades sindicais de trabalhadores do setor e ainda duas representantes da Direção de Relações Institucionais da CNI, foi propor uma ação conjunta entre empresários e trabalhadores.
“Levamos essa nossa preocupação, principalmente, em relação aos acidentes fatais que vem ocorrendo no setor de bebidas. Esse é um número exagerado e a CNI concordou de que é preciso fazermos alguma coisa para tentar reduzir e eliminar essas ocorrências, e o que nós apresentamos para eles é que é preciso haver uma ação conjunta.”, diz.
Na ocasião, o grupo estabeleceu um prazo de 20 dias para elaboração de propostas e 30 dias para a realização de um novo encontro, que dará início às discussões em torno das medidas a serem tomadas.
De acordo com dados do Ministério da Previdência Social (MPAS), entre 2010 e 2012, foram registrados 16.848 acidentes no setor, com 42 mortes no mesmo período. 

A diretora de Relações Institucionais da CNI, Mônica Messenberg Guimarães, destacou o interesse da indústria no combate aos acidentes de trabalho e afirmou que “é preciso unir esforços no sentido de mudar esta situação”. Ela também avaliou uma possível adaptação de projetos do Serviço Social da Indústria (Sesi) na área, com mais foco e atuação direta no setor de bebidas.
“A CNI hoje está preocupada não só com o caso do setor de bebidas mas em qualquer setor onde tenhamos altos níveis de acidentes. Nós temos uma política para estimular a redução de acidentes, a conscientização e a educação do trabalhador. Acho que quando a gente se depara com um número tão expressivo, isso faz com que nós tenhamos uma ação mais focada.”, comenta.
“O Sesi já tem um projeto nessa área, e talvez seja o caso da gente focar mais e ter uma atuação mais direta. Acho que o nosso papel é justamente esse: é o de tentar mostrar e estabelecer critérios e possibilidades para a melhora da qualidade do trabalho na empresa”, avalia. 


Áudios com entrevistas:
Cnta Afins quer unificar luta em combate aos acidentes de trabalho no setor de Bebidas https://www.youtube.com/watch?v=DHBOd1iAfhs&feature=youtu.be
CNI firma compromisso com a CNTA no combate aos acidentes no setor de bebidas https://www.youtube.com/watch?v=FUox7vxg3Aw&feature=youtu.be

Outras notícias:
Ambev tem até abril para dar início às negociações com trabalhadores
http://www.cntaafins.org.br/ambev-tem-ate-abril-para-dar-inicio-as-negociacoes-com-trabalhadores
Ambev: Confira vídeos do 2° Encontro Nacional dos Trabalhadores da Ambev http://www.cntaafins.org.br/ambev-confira-videos-do-2-encontro-nacional-dos-trabalhadores-da-ambev


Assessora de imprensa da CNTA Afins
(61) 3242 6171 / 8177 3832 
imprensa@cntaafins.org.br
http://www.cntaafins.org.br/
Feed

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.