CONFEDERAÇÃO LANÇA PESQUISA RAIO X DA ALIMENTAÇÃO

postado em: Notícias | 0
CONFEDERAÇÃO LANÇA PESQUISA RAIO X DA ALIMENTAÇÃO

Texto e fotos: Clarice Gulyas

A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins) lançou, na última quinta (16/7), a pesquisa socioeconômica Raio X da Alimentação, em São Paulo (SP). Produzida pela subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) da CNTA Afins, o estudo faz uma radiografia detalhada dos números do trabalho na indústria da Alimentação nos anos de 2013 e 2014. O evento fez parte da programação da Assembleia Geral Ordinária da categoria, que também incluiu a eleição da 8ª diretoria da entidade, que representa 1,6 milhão de trabalhadores no Brasil. 

Segundo o economista do Dieese responsável pela pesquisa, Paulo Alexandre Amorim, “a principal mudança (no período analisado) é a reversão na tendência de crescimento do setor. Enquanto em 2013 o setor cresceu, abrindo mais de 60 mil postos de trabalho em relação a 2012; o ano de 2014 é marcado por uma desaceleração nas contratações que levam – ao que tudo indica – a uma estabilidade no número de vínculos do setor. Já para 2015, os primeiros dados disponíveis apontam para um ano ainda mais desanimador, onde muito provavelmente haverá diminuição do mercado de trabalho, não só na categoria, mas na indústria como um todo.”, diz. 

Sobre as mudanças positivas, Paulo destaca o bom momento do setor agropecuário brasileiro, que proporcionou aumentos importantes nos postos de trabalho nos setores de frigoríficos, laticínios e rações animais. No entanto, ele destaca também o “péssimo momento do setor do açúcar e o fechamento expressivo de vagas em 2014, além da diferença salarial entre homens e mulheres, ainda muito evidente na categoria: uma mulher recebe, em média, 72% da remuneração de um homem. Enfim. Estes são alguns aspectos importantes da pesquisa.”, comenta Paulo. 

Para o presidente da CNTA Afins, Artur Bueno de Camargo, a pesquisa é importante para conscientizar trabalhadores e dirigentes sindicais sobre a atual conjuntura socioeconômica, fornecendo dados técnicos essenciais para serem usados nas negociações com o patronal.

Acesse a pesquisa aqui: 

Mais informações:

Assessoria de imprensa: 
Clarice Gulyas 61 8177 3832
imprensa@cntaafins.org.br
Feed

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.