Dia do Chefe de Cozinha (13/5) – Desperte o chef que há em você com a reinvenção de receitas!

postado em: Notícias | 0
Desperte o chef que há em você com a reinvenção de receitas!
 Trocando um ingrediente aqui, outro ali, é possível dar cara nova e originalidade aos pratos tradicionais
 
 
 
Quem nunca passou pela situação de, na hora de cozinhar seguindo à risca uma receita, faltar aquele ingrediente especial? Nessa hora, só restam duas opções: sair para comprar o tal ingrediente ou desistir do prato, certo? Errado. No Dia do Chefe de Cozinha (13/5), a chef brasiliense Cristina Barros ensina que, na cozinha, não é preciso ter limites e nem seguir roteiros, e conta que, desde a adolescência, nunca conseguiu fazer uma receita exatamente igual à que estava no “script”.
 
“Sempre que faltava um ingrediente em casa eu substituía por outro. Ou seja, no começo eu incrementava por necessidade, mas, hoje em dia, gosto de brincar com as receitas, usando a criatividade e fazendo uma releitura dos pratos, principalmente com inspiração nos filmes que mais gosto”, comenta Cristina, enquanto antecipa uma das suas mais famosas “brincadeiras culinárias”, a Mousse no Palito.
 
Aos 39 anos, a pâtissier, hoje especializada em criar sobremesas, tortas e doces baseados em títulos de filmes, afirma que para se tornar um cozinheiro de mão cheia é importante não se tornar escravo das receitas e nem se achar incapaz de criar algo original. “Gosto de colocar sobre a mesa tudo que tenho na despensa e tentar usar de forma mais criativa possível”, conta.
 
Entretanto, para ter sucesso na hora de incrementar na cozinha, é preciso seguir uma lógica entre os ingredientes, alerta a chef gourmet. “É importante sempre respeitar as proporções e as texturas. Se você tem que usar um suco de laranja em um bolo, mas não tem as laranjas, por exemplo, você usa o maracujá, abacaxi ou outra fruta que tem em casa para fazer esse suco. Se a receita pede um biscoito de maisena, mas você não tem em casa ou quer usar outro biscoito, também pode. Você faz essa substituição com outro ingrediente semelhante. Não dá pra substituir, por exemplo, a farinha de trigo de uma receita, por água”, esclarece.
 
Outra vantagem de quem arrisca na cozinha é o reaproveitamento de receitas que não deram certo, economizando no bolso e propondo novos sabores, conforme explica Cristina: “Vamos supor que você fez um pudim que desandou e não ficou com a consistência desejada. Ao invés de jogar ele fora, você o usa como recheio em um bolo, em um pavê, e por aí vai”.
“É errando que se aprende”. Lição adquirida desde cedo por Cristina, especialista em doces e chocolates. Ela explica que o segredo para atingir a excelência na cozinha é a persistência. “O importante, quando uma ideia na cozinha dá errado, é não desistir de tentar. Já errei tanta comida, já fiz tanta coisa ruim, mas cozinha é assim mesmo. Tem que persistir. Exercício e repetição são os segredos para acertar. Nem todo mundo vai ser um chef profissional, mas é possível que a pessoa consiga atingir o melhor dentro dos seus próprios limites”, incentiva.
 
O ingrediente mais especial de todos: o amor
 
Dona de uma Patissêrie recém-inaugurada no setor Sudoeste, em Brasília, CristinaBarros confirma um dos conceitos mais antigos no universo gastronômico: o ingrediente mais especial de todos e que não pode faltar em uma receita é o amor. “Costumo de dizer que quando você coloca um ingrediente da sua escolha em uma receita, você está acrescentando amor àquele prato. É como se você estivesse personalizando aquela receita para oferecer para as outras pessoas algo único e especial”, afirma. O emocional também conta bastante. “Quando você tá bem, parece que você passa uma boa energia para a comida e tudo acaba saindo como o desejado”, ressalta Cristina.
Serviço
Cristina Barros Pâtisserie

(61) 3343-3209
encomendas.cristinabarros@gmail.com
SCLSW 103, bloco A, loja 23 – Ed. Rhodes II – galeria / Sudoeste, Brasília (DF) http://www.cristinabarrospatisserie.com.br/
Assessoria de imprensa
Gulyas Comunicação

(61) 8428 0719 / 8177 3832
gulyascomunicacao@gmail.com
Fernanda Fernandes e Clarice Gulyas
Feed

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.