Jornalista de Brasília lança livro de crônicas sobre vivências dentro e fora do país

postado em: Notícias | 0
Jornalista de Brasília lança livro de crônicas sobre 
vivências dentro e fora do país

Obra vai da diversão à emoção com experiências intensas e inusitadas do autor. Lançamento será no dia 13 de novembro, com sessão de autógrafos




Com linguagem leve e descontraída, e uma pitada de “humor inteligente”, o jornalista Bernardo de Andrade Carvalho brinda o público brasiliense com o livro de crônicas Aventuras de um ariano taurino. São 30 textos que abordam os mais diversos temas, como infância, Carnaval, pôquer, horóscopo, espiritualidade e até ditadura militar. O lançamento será no dia 13 de novembro, às 19h, no Carpe Diem Gastronomia.

O novo trabalho do escritor mineiro é fruto de colaborações ao site Feminino e Além no período de 2015 a 2018. A inspiração para as 119 páginas do livro veio de histórias vividas por Bernardo, principalmente, nas cidades de Belo Horizonte (onde nasceu o autor), São Paulo, Recife, Salvador e Brasília. Também inclui viagens a países, como Finlândia, França, Portugal e Israel, seja a lazer ou a trabalho, na condição de comentarista internacional.

“Sempre gostei muito de viajar e de escrever. Ao longo dos anos, fui guardando na memória sensações, experiências inusitadas, frases inteligentes de amigos, cenários deslumbrantes. Um dia resolvi que não deveria guardar esse rico material só para mim. Comecei a escrever uma crônica por mês, até juntar 30. E o livro estava pronto”, conta.

Um dos destaques do livro é o encontro de Bernardo com o médium João de Deus, em Abadiânia (GO). “Fiquei pensando no que dizer quando estivesse frente a frente com ele. Eu não conseguiria pedir nenhum favor especial”, traz um dos trechos do livro.

Na crônica “De pernambucano não se manga”, o escritor brinca com uma sutileza da língua portuguesa. “No balanço de ‘I will survive’ ” ele revela as diferentes manifestações culturais em Salvador. Já em “Os dias da solidão” e “A respeito da solidariedade humana”, o autor nos surpreende com reflexões acerca dos comportamentos humanos. 

“Acho que o leitor pode esperar um entretenimento sadio e informativo. Ele ficará sabendo um pouco sobre Folia de Reis, o ecletismo cultural baiano, uma cidade que está afundando na Suécia, um monte de Israel que tem uma história interessantíssima…”

Também autor do livro-reportagem A Globalização em Xeque (2000), da Editora Atual, o jornalista visitará Belo Horizonte (data a confirmar), Salvador (22/11) e São Paulo (4/12) para lançar seu novo titulo. 

Sobre o autor

Bernardo de Andrade Carvalho nasceu em Belo Horizonte (MG), se formou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e trabalhou nas principais emissoras de TV e jornais impressos do país. É um dos mais importantes editores e comentaristas de Internacional, tendo como seu mais recente trabalho jornalístico o cargo de editor de Internacional da TV Brasil (2011-2018). 

Como professor, deu aulas e chefiou o Departamento de Comunicação Social da UFMG, fez mestrado nos Estados Unidos e foi vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa da Comunicação (Abepec). Também coordenou os cursos de Jornalismo na Faculdade de Tecnologia e Ciências e no Centro Universitário Jorge Amado, ambos em Salvador. 

Serviço:
Lançamento de Aventuras de um ariano taurino
Data: 13 de novembro (terça)
Hora: 19h
Local: Carpe Diem Gastronomia
Endereço: SCLS,104, bloco D, loja 1 – Asa Sul
Informações: (61) 3325-5301
Classificação: livre
Entrada: franca
Feed

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.