Lançamento do livro “O Sertão Anárquico de Lampião” de Luiz Serra

postado em: Notícias | 0
Lançamento do livro “O Sertão Anárquico de Lampião” de Luiz Serra
“O Sertão Anárquico de Lampião” é uma pesquisa histórica que retrata o Nordeste no início do século XX e seus personagens míticos


Acontece no dia 10 de agosto (quarta-feira), às 19h, no espaço cultural do restaurante Xique-Xique, o lançamento do livro “O Sertão Anárquico de Lampião”, de autoria do escritor Luiz Serra. A entrada para o evento é gratuita e os livros estarão à venda no local.

A obra, que é a primeira pesquisa histórica publicada pelo professor de Português e Literatura, costura acontecimentos importantes do início do século XX no Nordeste – Cangaço, Canudos, Padre Cícero, Coluna Prestes, coronelismo e Estado Novo – em uma só história.

Sobre o escritor

Licenciado em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Linguagem Psicopedagógica na Educação pela Cândido Mendes do Rio de Janeiro, professor do Instituto de Português Aplicado do Distrito Federal e assessor de revisão de textos em órgão da Força Aérea Brasileira (Cenipa), do Ministério da Defesa, Luiz Serra é militar da reserva. Como colaborador, escreveu artigos para o jornal Correio Braziliense.

Serra atuou também como revisor na Câmara dos Deputados e em obras relevantes na área técnica e administrativa, dentre elas: o projeto “Governança em Ação, de Caio Marini, e no livro didático “Provas Discursivas: Estratégias”, de João Dino.

Sobre o livro

Nesta obra, o escritor apresenta sua visão pessoal sobre o sertão de Lampião, “anárquico”, considerando as crônicas e os mitos épicos construídos ao longo do tempo. A narrativa fundamentada em estudos culturais tem informações inéditas e uma possível teoria sobre a misteriosa morte do Rei do Cangaço e seu bando.
A mistura de literatura e história em “O Sertão Anárquico de Lampião” inspira o leitor a pensar os acontecimentos históricos dentro de uma perspectiva social, filosófica, política e não apenas factual. Mais do que buscar a compreensão de um fenômeno social, o livro retrata a alma do brasileiro e seus conceitos de violência. 

O cangaço não morreu com Lampião, como diz Maurício Melo Júnior no texto de orelha do livro, ” é um erro pensar que o cangaço morreu com Lampião em 28 de julho de 1938. A partir de então ele se urbaniza e até o final do século XX, com os pistoleiros de aluguel, aterrorizava o Nordeste. Atualmente está travestido de milícias nos morros do Rio de Janeiro e outros tantos recantos do país”. 

O livro sai pela Outubro Edições. A editora nasceu no início dos anos 2000, da oportunidade de abrir espaço para publicações independentes.

Serviço
Lançamento do livro “O Sertão Anárquico de Lampião” (de Luiz Serra, Outubro Edições, 385 páginas, Brasil, 2016)
Dia 10 de agosto, quarta-feira, às 19h
Local: Espaço cultural do restaurante Xique-Xique, SQS 107 Bloco E Asa Sul
Entrada gratuita
Informações: Luiz Serra – (61) 99995-8402 luizserra@yahoo.com.brValor do livro: R$ 50,00

Fotos: Luiz Serra 
Crédito: Paulo de Araújo


Assessoria de imprensa:
Leidiane Silveira  

(61) 98212-9563
leidisilveira@gmail.com 

Feed

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.