Semana do Meio Ambiente: Projeto Rios Voadores chega a Goiás para despertar a conscientização ambiental de crianças e adolescentes

postado em: Notícias | 1
Semana do Meio Ambiente: Projeto Rios Voadores chega a Goiás para despertar a conscientização ambiental de crianças e adolescentes
Iniciativa pioneira comemora a capacitação de mil professores da rede pública de ensino, com mais de 200 mil alunos atingidos diretamente desde 2011. Novo modelo da campanha educacional chega a Senador Canedo e alerta sobre a importância da preservação das florestas para a manutenção do equilíbrio do regime de chuvas do país

Por Clarice Gulyas
Conhecido como Rios Voadores, o fenômeno de formação de massas de ar que transportam água da Amazônia para outras regiões do Brasil e da América do Sul é tema de pesquisa pioneira que tem sido traduzida para crianças e adolescentes de todo País por meio da capacitação de professores da rede pública de ensino. Nos próximos dias 26 e 27 de maio (segunda e terça), o Projeto Rios Voadores, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, irá realizar mais uma etapa da campanha educacional, desta vez, na Biblioteca Municipal Arlete Tenório de Castro, em Senador Canedo (GO). Às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), aproximadamente cem professores ligados a 42 instituições de ensino serão capacitados no município vizinho da capital goiana. O Estado, região predominante do bioma Cerrado, é uma das principais rotas da umidade amazônica que influencia o regime de chuvas no Centro-Oeste. Autoridades locais e profissionais da área ambiental também participarão do evento.

O coordenador geral do Projeto Rios Voadores, Gérard Moss, explica que a iniciativa consiste em transformar conteúdo científico e ambiental (fruto de pesquisas realizadas entre 2007 e 2012) em material de fácil compreensão do público jovem e infantil, como o livro recém-lançado Rios que Voam, da jornalista Yana Marull. O objetivo é despertar a conscientização sobre a importância do papel das florestas – e de cada árvore – na manutenção do regime de chuvas. Desde 2011, o projeto percorreu 17 cidades. Só em 2014, com lançamento de novo material didático, a campanha passou pelas cidades de Brasília (DF), Vilhena (RO), Alta Floresta (MT) e Sinop (MT) e colaborou com oficinas em Bonito (MS). Um total de 330 professores capacitados e mais de 34 mil alunos atingidos diretamente.

“Ao fazer com que as crianças entendam a relação do clima de sua região com o clima da região amazônica, isso pode estimular a preocupação com a conservação dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente. Com o apoio local da Transpetro (subsidiária integral da Petrobras e com uma unidade no município), destacaremos a importância e os benefícios dos rios voadores para a região”, comenta o piloto e ambientalista Gérard Moss, que realizará uma palestra exclusiva sobre o fenômeno na noite da próxima segunda.

Ele também explica que os rios voadores da Amazônia são conhecidos assim devido ao enorme volume de água que transportam na forma de vapor. A umidade provém da evapotranspiração da floresta (com 5,5 milhões de km²), e tem forte impacto no clima do Brasil. Segundo a pesquisa, uma árvore de grande porte da Floresta Amazônica é capaz de lançar para a atmosfera mais de mil litros de água por dia.

Efeito multiplicador

Para Edvânia Braz Teixeira Rodrigues, secretária de Educação e Cultura de Senador Canedo, a iniciativa será refletida na qualidade de ensino do município (com população de cerca de 100 mil habitantes), já que a boa elaboração do material, que tem a preocupação de contextualizar o tema, é compatível com a forma de trabalhar o conteúdo, que implica em uma interação lúdica para professores e alunos.

“É com grande satisfação que recebemos esse projeto na cidade. Aqui, temos uma política de preservação de água muito forte e esse projeto veio ao encontro dessa preocupação. Acredito que a grande contribuição desse evento é a busca de se garantir a excelência das aulas que serão ministradas nas escolas com consequente melhoria da qualidade da educação, já que o professor vai ter mais informação e conteúdos bem elaborados”, diz.

A presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Senador Canedo, Eva Márcia Carneiro de Souza, concorda e afirma que o projeto multiplica o conhecimento e gera esperança na conservação das florestas e das águas do Brasil.

“Esse projeto vem de encontro ao trabalho atual de recuperação do Ribeirão Sozinha e Bom Sucesso, que são as duas bacias que abastecem nosso município, além da campanha Produtores de Água (preservação de nascentes). Os prejuízos ao meio ambiente causados pelo ser humano são grandes, e acredito que a esperança seja a conscientização das crianças. É importante que essa reflexão seja trabalhada todos os dias e não só na Semana do Meio Ambiente”, defende. 




Sobre Gérard Moss

Piloto de 58 anos, Gérard Moss é o aviador que ficou conhecido em toda a mídia nacional e internacional por ser o primeiro piloto brasileiro a dar a volta ao mundo em um motoplanador (feito realizado em 2001). Engenheiro mecânico e também empresário, Gérard Moss participou, junto a cientistas brasileiros renomados, da pesquisa Brasil das Águas (coletando amostras de água doce em todo o Brasil em 2003 de 2004) com um avião anfíbio e posteriormente do estudo do fenômeno Rios Voadores (2007 a 2012), onde passou a utilizar um monomotor adaptado para a coleta de amostras de vapor de água da Amazônia. Sua habilidade como piloto foi de grande importância para fazer voos rasantes e chegar aos cantos mais distantes do país. Ao lado da esposa Margi, o explorador ambiental percorreu diversos países registrando as peculiaridades locais, principalmente, recursos naturais.

Programação:

26/05 – segunda: 
14h às 17h – Oficina Rios Voadores 
19h30 – Palestra Rios Voadores com Gérard Moss (aviador e coordenador geral do Projeto)

27/05 – terça:
Das 8h30 às 11h30 – Oficina Rios Voadores

Serviço:
Biblioteca Municipal Arlete Tenório de Castro
Telefone: (62) 3275-3034
Endereço: Praça Padre Peclat, s/nº, Bairro Jardim Todos os Santos 

Mais informações: 


Vídeos:
Fantástico – Rios Voadores 

Canal oficial no youtube:


Outro release:
Dia Mundial da Água: Projeto aposta em professores de escolas públicas para a preservação das águas



Assessoria de imprensa / Projeto Rios Voadores
(61) 8177 3832 tim – Clarice Gulyas claricegulyas@gmail.com
(21) 9 7950 5858 – Camila Almeida camila.dreamscomunicacoes@gmail.com

Feed

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.